sábado, 10 de dezembro de 2011

Meu pai que a escola excluiu (Texto de 2005)

(Já faz tempo que escrevo coisas sobre educação, meu "palco" de trabalho... São muitas as aflições... Hoje postei um texto de 2005. Nele falo sobre o meu pai e seus múltiplos saberes que a Escola desprezou. Alguns amigos já o conhecem...)



Na tarde de sábado passado dei um cordãozinho com dois nós na corrente para o meu pai desatar. Quando ele vem me visitar sempre encontra uma lista de coisas para fazer.
Estou aqui me lembrando da figura do meu pai à mesa da cozinha: cabeça baixa, concentrado, com uma agulha nas mãos e o meu cordão. Os dedos grossos mal conseguiam acertar os furinhos da corrente. As mãos trêmulas... Mas meu pai jamais me diria que não conseguiria.
Mãos grossas e unhas pretas. Meu pai foi mecânico. “Médico de carros”, diz ele toda vez que fala sobre o que se tornou quando a Escola lhe negou o sonho de ser médico.
Meu pai repetiu algumas vezes os anos de escola, e ao chegar à quarta série tinha muito o que fazer fora dela. Dono de um Cicle, meu avô precisava também dele para seguir com o trabalho. E a alegria de trabalhar com os irmãos e o pai e de logo aprender o prazer da motocicleta e, depois, do automóvel, não concorreu com a tristeza das notas baixas e dos evidenciados erros de português.
Só que alguma coisa de errado aconteceu nessa história. Foi meu pai quem tudo me ensinou nos meus anos de estudante. Desde aprender a ler e escrever (eu aprendi antes de entrar na escola) até as provas de geografia, física e história. Ah, lembro-me também de que foi ele quem me ensinou os advérbios de tempo, modo, lugar... E se foi por ele que aprendi o malabarismo de não deixar a escola negar os meus sonhos, como pode ele não ter chegado lá?
Eu acredito que, como diz Victor Paro, nós aprendemos apesar da escola, e não por causa dela. Meu pai hoje é um senhor de setenta e um anos. Inteligente, educado, íntegro, justo, honesto. Dono de valores que não aprendeu na escola e vejo muito pouco, hoje, a escola ensinar. Escreveu algumas palavras de forma errada. Desrespeitou alguns sinais de pontuação. Talvez não tenha respondido a tabuada na ponta da língua. E, por isso, recebeu da escola o pior castigo: a exclusão. Até hoje meu pai se lamenta de não ter seguido os estudos. Culpa-se.
Não sabe o meu pai o quanto é superior a tantos de nós, educadores, graduados. O quanto já era superior aos seus próprios professores. Tão menino e profundo conhecedor das traquinagens das bicicletas, motocicletas, automóveis. Meu pai sabe tudo: pinta, desenha, planta, canta, constrói, cozinha, costura, conserta, dirige. E sua escola não se curvou aos seus saberes. Muito pelo contrário: esticou-se tanto, tanto, que ele não conseguiu alcançá-la.
Alguns dirão: “pobre desse homem”. Pois insisto em dizer: pobre da escola de ontem que deixou nossos pais, avós e bisavós sem aquele maldito papel que legitima o saber que ela pensa que detém enquanto renega os muitos, tantos de seus educandos. E infinitas vezes mais pobre da escola de hoje, que ainda o faz.
Voltando à cena do cordão, depois de alguns minutos meu pai o entregou pra mim. Os nós? Desfeitos, revelando mais uma de suas tão desprezadas habilidades.

7 comentários:

  1. Atenção, Pedagogos! Este texto é um prato cheio p Orientação Pedagógica, já usei nas duas escolas q trabalhava na época e foi muito bom, proporcionou uma rica discussão sobre a real função da escola. Karlota, meu favorito este... rs AdOOOOro! rs

    ResponderExcluir
  2. Parece que vejo meu pai nas suas palavras,,esse texto me comoveu muito,,parabéns..

    ResponderExcluir
  3. muito bom mesmo para repensar na educação que damos e adquirimos !

    ResponderExcluir
  4. O seu texto, a história de seu pai levanta a questão importante que ultimamente é muito falada, porém com pouca efetividade, a função social da escola. A escola brasileira precisa se ressignificar, se humanizar, para não excluir tantas pessoas, romper tantas histórias e sonhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ananda. E o pior é que o tempo está passando e percebo que em poucos anos meu filho Antônio estará comparando a escola dele com a minha e concluindo o pouco que mudou. Uma lástima! Obrigada por sua visita!

      Excluir
  5. Me fez lembrar de meus avós, pouca formação e muita sabedoria. Grande parte do que sou devo a eles.

    ResponderExcluir