domingo, 22 de janeiro de 2012

Crescer sem pedir licença

(Este texto eu escrevi em setembro de 2009 quando, tendo assumido a Chefia da Inspeção Escolar, pude ter a honra de conviver com sete pessoas que se tornaram meus verdadeiros amigos. E conviver com eles aquele ano foi, sem dúvida, compensação por muitas coisas por que passei.)

Antônio está crescendo sem me comunicar antecipadamente: ponho um menino de um tamanho no berço para dormir e acordo um outro, já notavelmente maior, para ir à Escola. Antônio está crescendo. Sentado para calçar o sapato da Escola, noto que precisa de um novo. Forçado a vestir um casaco apertado, noto que precisa de um novo. Pedindo “mais” quando termina as refeições, noto que precisa de um prato maior. As canelas de fora quando de calça comprida, os punhos de fora no inverno... os dentes, que conto cada dia mais quando escovo. Enquanto cresce, envelheço, e não peço licença a ele, também.
Vocês estão crescendo, e ninguém me pediu licença. Quando olho pra Luciane penso sempre que sua mãe só deve ter se dado conta de que já era uma mulher quando anunciou a gravidez ou, quiçá, quando lhe apresentou a netinha. Tiago está aí, à beira do casamento (alguém em casa já percebeu isso?). Observando os cuidados de Anna Paula com sua mãe, creio que já estejam confusas as posições em família: Anna cresceu, e agora cuida de sua mãe. Lillian cresce diariamente, a despeito da fita métrica que ousou contê-la: é desafiadora e não tem limites. Fernanda é conselheira sábia. Dona de maturidade e inteligência que só crescendo se adquire. Gisele me informa os crescimentos, compartilha sempre comigo o que se intimida de falar ao grupo: que é, a cada reunião, cada encontro conosco, um ser diferente, acrescido de nossas trocas. É autônoma, e sempre que me consulta sobre uma decisão está correta já em suas atitudes. Luana, atrevida como quem cresce, dá passos de coragem enfrentando os desafios do que lhe apareceu pelo caminho. Assim como em tudo orgulho-me no desenvolver de Antônio, sinto-me igualmente orgulhosa no despontar de vocês. Percebo que alguns fazem deste nosso cenário um ponto de partida para outros fins: Tiago é passageiro, estada breve e, no entanto, marcante. Dono de qualidades que já havíamos até esquecido possuir um homem. Certamente não será este aqui o seu destino. Voará alto, até encontrar quem o mereça no ambiente de trabalho. Da mesma forma não enxergo ser aqui o lugar de Luciane: é, da mesma forma, passageira. Possuidora de inteligência e responsabilidade suficientes para ir além, muito mais! Enriquecida com os méritos de ser mãe, findado o cansaço deste compromisso (se é que ele se finda), voará também se despedindo de nós, muito em breve.
Outros mares levarão Anna Paula de nós. Sua sabedoria e esperteza jamais fincariam pé por aqui. E ainda ouviremos falar muito nesta menina, e nos orgulharemos por tê-la conhecido: “Ah, lembro-me dela! Trabalhou comigo certa vez...”, diremos quando informados do destino que ela tomou. Também Gisele que, diante do despertar para a função, assumirá novos projetos de vida, de profissão, e se lançará ao que é maior, e seguirá adiante, olhando pra trás somente para relembrar nossas risadas e fotografias.
Luana certamente estará no grupo alimentando-se do que nos for possível alimentarmo-na. Depois, tomará sua decisão, com firmes passos, de se ir. E diremos adeus a ela, admirados por notarmos sua evolução profissional. Luana, pra mim, é uma criança. Mas vejo uma mulher forte no seu interior batendo à porta para sair. Eis que dará chance à liberdade da mulher, e veremos a grande pessoa em que se transformará. Paralelamente à sua ida estará indo também nossa baixinha querida, Lillian. Não é este o lugar de sua parada, eu creio. Ela quer mais, seu corpo fala. Dedicada, persistente, batalhadora, e dona de um coração que não tem tamanho encontrará em outros espaços lugar digno para brilhar justamente o que merece.
Enquanto vocês vão crescendo, vou me acomodando à situação, me preparando para o crescimento de Antônio – que será muito mais acelerado e independente! Satisfação, só em saber que onde estiver terei Fernanda como minha Chefe, ou alguém duvida de que este será seu destino? Ela, na liderança, com todas as suas habilidades à flor da pele, para garantir a quem estiver na labuta que a justiça deve ser feita, e que o Serviço de Inspeção Escolar deve ser visto e compreendido como “ápice”(rs). Aposto todas as minhas fichas nela. E isto não é desejar que fique assim para sempre, mas desejar que adquira também esta experiência, ao longo da vida rica que terá.
Vocês são, de fato, flores no meu caminho árido: brotam, desenvolvem-se por conta própria, enquanto eu só cuido para que durem por muito tempo, e com o viço do início. Deixam o perfume no ar, misturam-se criando outros. Fazem-me feliz quando estou triste, alegrando-me a alma. Neste tempo em que ando me sentindo tão demasiadamente sozinha florescem, quando imaginava só ter estrada de pedras pra percorrer.
Eu quero agradecer hoje, porque não sei por quanto tempo estaremos juntos (já escrevi isto antes, não?). E o faço, humildemente. Não fosse por vocês e não saberia que destino minha vida tomaria. Crescendo diante dos meus olhos de “mãe”, fazem-me acreditar que posso crescer também. Mais que isto, que sou co-responsável pelo que se tornam.
Vão! Eis que um dia, percebendo que seus ovinhos de antes se tornaram passarinhos, a ave mãe os empurra para fora do ninho, para fora do galho, para fora da árvore. E ainda que isto nos pareça decisão de uma mãe desnaturada, é ação imprescindível para que alcem voo. Ainda que caiam, voltam a voar. E o destino, cada um toma o seu pela forma como interpretam, com ousadia ou não, as quedas que acontecem.
Eu desejo um Antônio ousadamente feliz.
E desejo, com ousadia, que vocês sejam felizes também. Mesmo que isto signifique tê-los longe de mim. Se depender de minha “licença” eu a concedo, desejando-lhes que cresçam, ilimitadamente, pra sempre!

2 comentários:

  1. Ah minha amiga querida,como é bom reler este texto!Reporta-me a um tempo cheio de esperanças e alegrias pelo crescimento de cada um. Tanto Antônio, filho de sangue, quanto cada um de nós, filhos profissionais. Nessa hora, peço licença, para registrar a alegria de vê-la crescendo cada vez que manifesta o grande amor e o grande talento de escrever o que faz bem ler. Eis um grande crescimento! Tome posse disso. Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis o que sempre tento mostrar: que o amor nos faz crescer. Como está lá, no meu perfil, tudo é possível quando se crê no Amor. Obrigada!

      Excluir