quarta-feira, 4 de abril de 2012

A esperança é de todas as cores

(Corre aqui em Iguaba Grande a boa notícia de que Oscar Magalhães vai renunciar em breve ao cargo de Prefeito da cidade. Eu, decepcionada com sua gestão desde o início, ando muito contente!!! Sim, pois colaborei - e muito! - para sua eleição. Fazer o quê???)


Dia desses aquele bichinho que chamamos esperança entrou em minha casa. E eu fiquei muito feliz: a presença daquele inseto no varal dos fundos anunciava que algo bom estava por acontecer.
Aqui em Iguaba Grande algo bom está por acontecer. Elegemos – eu me incluo na responsabilidade e no arrependimento, também – um governante que nada fez pela cidade.  Alguém que recebeu do povo o que há de mais respeitável: o voto. E que, em pouquíssimo tempo, respondeu àquela atitude de confiança com desprezo, pouco caso e desdém.
Sofremos todos. Os que em Oscar Magalhães votaram, e os que já previam o que aconteceria. Para consolo usamos, nestes três anos e meio, a frase “melhor se arrepender daquilo que se faz do que daquilo que não se faz”. Andamos por aí, nesses dias, falando isto para nós mesmos.
Mas eis que um acontecimento insólito veio justificar a presença verde da esperança no meu varal: Oscar Magalhães deve renunciar, em breve, ao cargo de Prefeito. A notícia corre a cidade como rastilho de pólvora e soa aos meus ouvidos como música de Beethoven! A felicidade dos cidadãos traz a boa nova mais rapidamente. Estamos todos ansiosos, guardando no coração palpitante uma felicidade adolescente. Queremos comentar o assunto, especular acontecimentos, numa vontade de apressar as coisas... Qual o quê!
Deus tem o Seu tempo. Este mistério não nos cabe prever. E aquilo que pensávamos acontecer em 31 de março não aconteceu.
Paralisado, experimentando um tipo diferente de emoção, está o povo de Iguaba Grande. Torcendo, cada um do seu jeito, para que chegue o dia em que finalmente teremos à nossa frente, um governante que siga junto com seus governados, que nos olhe nos olhos, que nos dê a mão.
Está chegando para sentar-se naquela cadeira tão importante, tão valiosa, um homem “da terra”. E, no dia em que este homem receber as chaves da nossa cidade estaremos, todos, recebendo estas chaves, também.
Já faz algum tempo que a esperança esteve por aqui. E eu, equivocadamente, atribuí ao seu verde a renúncia de Oscar Magalhães. Ela deixou minha casa em tempos de chuva forte. E todo o cinza do qual Iguaba Grande se revestiu nos dias de temporal não foi capaz de minimizar a esperança em dias melhores. Depois da chuva, o sol raiou na minha janela e no céu de Iguaba, e era como se aquele amarelo incontestável perpetuasse a certeza de que algo bom vai acontecer.
A mistura dos pingos da chuva que insistia em ficar e do sol que teimava em não deixar o céu trouxe o arco-íris para o céu da nossa cidade. E Deus me disse, num sorriso-arco, que a esperança é de todas as cores.
A nós, cidadãos iguabenses, cidadãos do bem, fica o desejo de ver a semana passar. De ver o pesadelo que tivemos na noite de cinco de outubro de dois mil e oito chegar ao fim. Fica o sonho de ver ser possível viver numa cidade onde podemos ser respeitados, onde o dinheiro destinado ao pagamento dos impostos – tantos! – verdadeiramente signifique obra, saneamento, lazer, educação, saúde, dignidade. Praças são bem-vindas, sim, mas há muito mais prioridades por aqui. Quando o principal é deixado de lado, não há praça que nos faça esquecer do que nos é relevante.
E as cores todas que nos trazem a esperança de mudanças para Iguaba estão lá fora, na cidade, tom sobre tom, pondo por terra a crença de que precisamos da visita do inseto. Não. Para Iguaba ser feliz falta muito pouco tempo. Daqui a alguns dias estaremos livres da opressão, da arrogância, da indiferença. Teremos nome e vez. E seremos, finalmente, respeitados como quem tem, no direito do voto, o poder de decidir mudar tudo outra vez. Ou não.

6 comentários:

  1. Que assim seja, amiga!Que venham dias melhores, pois vc merece. Aliás, todos nós merecemos!

    ResponderExcluir
  2. Tempo de Páscoa. Tempo de esperanças renovadas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri que esperança pode ter cabelos encaracolados, excelente coração, vontade de acertar e uma intensidade contagiante. Rs. Ah... e pode ter nome também!!!

      Excluir
    2. E pode ser feliz por ter amigos de verdade...

      Excluir