terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Herminia

(Pra quem ama Herminia Simões, torceu e torce por ela... Pra quem ainda não teve o prazer de conhecê-la... Pra quem quiser conhecer-me um pouco mais...)


Quantos centímetros são necessários para conter uma mulher?
Ela é pequena. Disfarça o que a natureza não lhe pôde dar com sapatos de saltos altos. Alguns centímetros fazem toda a diferença.
Pra mim, sempre foi grande. Eu a conheci animada, sorridente... Recepcionou-me – garota estranha, inexperiente – como se já me conhecesse há tempos: “Sou Herminia”. Sorriso largo, abrangente, contagioso, inesquecível.
De lá pra cá a amizade foi fortificando: caronas no seu carro, visitas às escolas em sua companhia. Ela ensinou-me o que fazer, e como fazer. E eu, nova, recém-chegada a Iguaba Grande, deslumbrava-me cada vez que estava com ela: que mulher surpreendente! Muitas gargalhadas, muitas histórias pra contar da época da 9ª Inspetoria do Estado do Rio de Janeiro. E todos os dias eu pedia a Deus para chegar ao tamanho dela.
Eu conheci uma Herminia independente, linda, charmosa. Terminadas as visitas, enquanto eu ou Madalena – dolorosa saudade! – redigíamos os Termos ela abria a bolsa e de lá saíam os artefatos para enfeitar-se: o pó-compacto, o blush, o batom. Ríamos disto, sempre. Escovados os cabelos, Herminia despedia-se de todos com beijos e sorrisos. A presença dela na escola era sempre, pude testemunhar, sinônimo de alegria.
Até que deixou de ser nossa companheira para assumir um cargo importante em seu município. Só aí me dei conta de como ela era ainda mais competente do que eu imaginava! Meu Deus, eu pensava, essa mulher está pronta para assumir um cargo desses, e comporta-se com essa humildade!...
Aí veio a glória, a satisfação, o prazer, a emoção pelo reconhecimento que jamais esperava dela, pelo pouco tempo em que tínhamos estado juntas: ela me convidou para fazer parte de sua equipe de trabalho na outra cidade. E havia menos de um ano que tínhamos nos conhecido!
Mas Herminia é isso. Uma mulher inteligente que para além de humana tem faro profissional. Apostou “suas fichas” em mim. E eu fiz de tudo para não decepcioná-la.
Quem constrói para si uma vida assim vive à mercê dos que querem as coisas a qualquer preço. Quem constrói uma vida de bem, carrega consigo o fardo das consequências das tentações do mundo.
O lado mau do mundo adoeceu Herminia. Ela entrou com tudo no seu novo trabalho: incansável, determinada, justa, p-o-d-e-r-o-s-a! E, quando deu por si, estava doente. O corpo deu os sinais, como que impondo freios para uma velocidade que parecia irredutível.
Enlouqueci ao saber de Herminia. O choque por ter perdido Madalena – outra referência de vida – tão recentemente, e de nem ter tido tempo de recuperar as forças e agora saber que Herminia não ia bem foi forte demais.
Foi quando vi uma Herminia do tamanho que era, de verdade. Foi preciso que eu a visse pequena para crer. Foi quando vi que Herminia media menos do que eu.
Deus me deu um presente quando oportunizou-me ver Herminia doente. Porque eu jamais creria – pequena que sou – que é possível alguém superar tamanhas dificuldades e vencer. Não que eu duvidasse disto. Mas Deus hoje me faz testemunha de que Ele existe. E cura.
Passados alguns anos (uns três ou quatro) deparei-me com uma enorme Herminia dia desses. Linda, num vestido branco, sapatos de salto, sorridente como antes, curada. Controlando os mal-estares com remédios? Quem não os controla assim? Monitorada pela família? Quisera eu ser também! Obedecendo a dietas? Não é a única, certamente. Mas estive com uma Herminia Viva, esplendorosa, radiante, como a conheci há doze anos atrás.
Que seja Deus louvado por mais esta vitória! E que tudo pelo que Herminia passou sirva-me de aprendizado, como foi sempre, desde aquele dia em que adentrei a Secretaria de Educação de Iguaba Grande e a conheci. Aquele dia modificou radicalmente a minha vida. Obrigada, Senhor.
Amém!

8 comentários:

  1. Karla
    Você conseguiu expressar o que penso da nossa amiga Hermínia. Linda, poderosa, ao mesmo tempo meiga, solidária...Uma pessoa fantástica, excelente profissional, uma amiga para todas as horas, enfim, muito amada. Agradeço à Deus pela sua recuperação.
    Cleuza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herminia é uma jóia rara. Fomos presenteados por Deus com ela.

      Excluir
  2. Hermínia a pequena grande mulher. Com seus saberes e sabedorias. Que consegue "inspecionar" vendo além dos papeis.
    Um belo exemplo de Educadora.
    Feliz demaisssss com sua recuperação.
    Nete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos todos felizes! E espero ver você no nosso próximo encontro com ela. Bjs.

      Excluir
  3. Muito feliz pela sua recuperação,estivemos juntas em algumas perícias e creio firmemente que Deus faz o impossível;Ele também me curou.Nida vai sempre me contando de suas vitórias ,o que enche meu coração de alegria!!

    ResponderExcluir
  4. Karla, eu nem sei como te agradecer por vc ser essa escritora maravilhosa. Vc foi fiel ao descrever Herminia. Ela é tudo isso que vc descreveu e muito mais.
    Deus nos abençoou quando deixou ela passar por nossas vidas.
    Chorei muito ao ler seu texto, lindíssimo.
    Já liguei pra ela e a fiz chorar também...rsss.
    Só quem conviveu e convive com ela e que sabe o quanto ela é um ser iluminado... já estou na vida dela a 23 anos e foi paixão a primeira vista. Pra mim ela não é só a minha cunhada. Pra mim ela é A MINHA AMIGA! Não sei se eu sou a melhor amiga dela, mas com certeza ela é a minha melhor amiga.
    Sou apaixonada pelo ser que ela é. Na nossa família, com toda certeza, ela é a mais amada.
    Karla mais uma vez parabenizo a vc por ser tão maravilhosa escritora e tão fiel ao descrever uma pessoa.
    Beijos florais iluminados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei pq o meu nome não entrou.....rsss
      Ordelina de Morais Simões!

      Excluir