sábado, 25 de agosto de 2012

Cada minuto é um milagre

(Ouvi meu amigo Marcio cantar uma música - linda! - que fez para seu filho e renovei todas as promessas de amor incondicional ao meu Antônio. Deixei meus pensamentos seguirem o caminho das notas musicais que saíam do violão de Marcio... E escrevi.)
Marcio compôs uma canção para a chegada do seu filho ao mundo. Eu a ouvi há dias. O meu filho, Antônio, já tem seis anos. E enquanto ouvia aquela belíssima canção pude comprovar, mais uma vez, que cada minuto de nossa vida é um milagre.
Divagando em meus pensamentos – ouvindo o som maravilhoso que Marcio concebia dedilhando o violão – ri de mim mesma, emocionada: a música me trazia a alegria de ter parido Antônio.
É verdade aquilo tudo que ele cantou. Eu vou escrever aqui os milagres de todos os dias, que nem sempre percebemos, preocupados que estamos, sempre, com a vida que se tem que levar...
São muitos os milagres. Eles são sinais de vida nova, de esperança. Não é possível que haja um Deus decepcionado com o ser humano, se há um Deus que nos apresenta, a cada minuto, um serzinho novo na face da terra, uma criança no seio da mãe.
O sol brilha amarelo no céu porque uma criança nasce. O céu abre-se num azul indescritível para receber o sol, porque uma criança nasce. Botões explodem novas cores de flores no chão porque uma criança nasce. A terra é fértil, a grama é verde porque uma criança nasce. Se um arco-íris sorri depois de uma tempestade é porque uma criança nasce. E se ouvimos cantos famintos de passarinhos filhotes boquiabertos e maravilhosamente desesperados, é porque uma criança nasce. O mundo a espera, a natureza se prepara, os anjos de Deus erguem seus braços. Todo movimento divino se retrata num dia alegre, que vemos diferente por um único motivo: o nascimento de mais uma criança. Estamos salvos, este ainda não é o fim.
A música falava em girassóis, e eu fiquei lembrando do texto “Somos todos girassóis”, postado aqui, recentemente. Giramos em busca da vida. Deus se agrada disto, porque ainda que pareçamos podres, inclinados que estamos à mídia, aos apelos sociais, ao que é vulgar, ao que é de um mundo que não é do Nosso Senhor, Ele brinca com a dança do sol ao redor da terra e tem compaixão de nós, pescoços virados para a luz.
Antônio foi uma alegria na minha vida. A despeito do cansaço físico extremo de uma mãe de trinta e sete anos e cinquenta e cinco quilos que optou por viver seus dias sozinha com seu filho desde o seu nascimento, aquela presença milagrosa sob o mesmo teto que eu veio tomando espaço, ensinando-me como se dão as coisas, como se aprende a viver com um professor de um pouco mais de cinquenta centímetros.
No desespero das noites, cada amanhecer, um milagre. No desespero dos dias, cada anoitecer, milagre também.  Cheio de significados desde a primeira ultrassonografia – formato indiscutível do corpo do meu pai! – veio enchendo de significados minha vida, e vem fazendo isto há seis anos. Quando dorme, bateria carregando, olho pra ele e agradeço a Deus o milagre que destinou a mim. Obrigada, Senhor!
Há dias e noites chuvosas, há chuvas de granizo. E naquela noite inesquecível, enquanto acompanhávamos a queda daquelas pedras de gelo que iam rapidamente cobrindo o terreno gramado de nossa casa, crianças nasciam por aí afora. Nas noites mais estreladas, o brilho da criança que nasce. Na lua cheia onipotente, a criança que nasce. No eclipse, travessia estratégica do sol pela lua, a criança que nasce.
Tudo é milagre desde que abrimos nossos olhos e enxergamos o vulto embaçado do sorriso de nossas mães. Maravilhosa a canção de Marcio! Que encha os corações daqueles que a ouvirem!
Antônio é milagre diário em minha vida, assim como sou para a dele. Não o fosse, e não veria aqueles olhinhos de jabuticaba me sorrindo todas as vezes que nos encontramos... Que responsabilidade ser um milagre! Você é milagre para a vida de quem?
Pois é. Hoje é sábado. Amanheceu um dia lindo! Poetas como Marcio estão vendo no dia uma inspiração para suas novas criações. Crianças empurram ventres pedindo para nascer. Sementes estouram, ovos e casulos se rompem, pedras novas se criam, cansadas das batidas das ondas. Nada muito novo, na verdade. E, no entanto, tudo milagrosamente engendrado.
Em cada movimento do planeta Terra, uma população do futuro chega ao mundo.
Viver é um milagre. A gente vive cada minuto da vida. O que fazemos enquanto o ponteiro dá voltas no relógio marcando o próximo é o que nos aproxima ou nos afasta de Deus. Só depende da gente.
Longa vida a Marcio! Deus o abençoe com inspirações leves e profundas como a que o levou à canção. Deus abençoe sua voz mensageira. Eu achava que amava Antônio – vida surgida da minha vida! – e descobri que posso amá-lo ainda mais, depois que Marcio cantou pra mim que cada minuto é um milagre.

3 comentários:

  1. Mais um txt belíssimo, Karla! A apresentação do Márcio foi realmente especial ao nos fazer lembrar disso! Cada minuto (assim como cada coraçãozinho que bate) é realmente um milagre! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrar vc foi um milagre, também, Wellington, pelo qual agradeço sempre a Deus!... Bjs.

      Excluir