quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tania Ávila

(Pra quem conhece Tania Ávila, e que sabe que seria impossível comemorarmos o Dia do Inspetor Escolar sem uma homenagem àquela mulher...)


Deus nos inspira. Não tenho qualquer dúvida disto. Ao músico, quando compõe aquela canção que fica marcada para sempre nos corações que dela precisavam; ao poeta, quando seleciona as palavras necessárias para compor a poesia que narra a vida daquele que a lê; ao cantor, quando abre a boca e canta todas as dores de quem o ouve...
Mas Deus também Se inspira. Eu acredito que certas pessoas vêm ao mundo como verdadeiro presente de Deus para ele. E, em minha opinião, este é o caso de Tania Ávila.
Eu penso num céu bem azul e confortável. Em dias ensolarados, porém fresquinhos, em que Deus se assenta para compor o que será o próximo ser humano a vir ao mundo. E fico aqui, diante desta tela agora tão aconchegante quanto o céu, enredando meus pensamentos, tentando imaginar o dia da criação de Tania.
Uma divina intenção de que fosse alguém bastante inteligente. E Ele não erra. E quis pra si a patente da criação: não delegou a anjo algum a continuidade da obra. E, ainda que tivesse sido benevolente ao conceder a ela a inteligência disponível, deu-lhe qualidades maiores: a humildade, a generosidade, a bondade.
Bastava que fosse inteligente. Veio parar no serviço de Inspeção Escolar, o que já era previsto por Deus. Bastava que dominasse artigos e capítulos de legislação, ou que simplesmente os soubesse consultar quando necessário... Bastava que tivesse – por inteligência – facilidade na argumentação a favor ou contra uma situação que lhe fosse apresentada. Bastava que sua inteligência convencesse...
Mas os meninos e meninas das escolas públicas não sobrevivem se o Inspetor Escolar for somente inteligência. E ela soube apoderar-se dos dons recebidos de Deus e usá-los a favor das criancinhas...
Hoje temos Tania, e temos tudo, porque Tania é tudo para nós. Deste misto abençoado de inteligência, razão, humildade, generosidade e bondade vamos nos alimentando, sobressaltados pelas coisas que descobrimos todos os dias a respeito dela: que nada guarda, que compartilha, que dá, que pede, que ouve, que respeita, que estende a mão, que sente saudade, que ri, que brinca, que chora, que se emociona.
Já não há mais o que esperarmos dentro daquele espaço de gabinete que ousa limitá-la. Àquele que chega, o calafrio de aproximar-se e, no entanto, nos primeiros minutos, a descoberta do que é aquela mulher sentada do outro lado da mesa: Gente! Cheia das curiosidades a respeito de quem somos, o que fazemos, como pensamos, do que vivemos... Ela tem tudo a dar e, no entanto, quer nos ouvir, quer aprender.
Todos nós presentes hoje, aqui, por um momento na vida sonhamos ser como Tania. Muitos em suas situações profissionais, muitos diante de um problema que parece não ter solução, muitos diante de um texto que apresenta dúvidas ortográficas... O que talvez nem todos saibam é que Tania é alguém que se deseja ser em muitos outros momentos na vida: na maternidade, na história de superação, no amor pela vida...
Eu quero ser como ela. Não tanto. Acho que Deus não disponibilizou tantas habilidades pra mim. Mas quero receber meus amigos com aquela disposição, sempre. Quero ter palavras certas, respostas certas. Mas quero ser corajosa o suficiente, como ela, para dizer “não sei”, quando estiver diante da dúvida. Quero ser imprescindível, ser querida. Quero que Deus me abençoe com o dom da persistência, da jovialidade, do compromisso, do amor, virtudes sem as quais não se chega a Tania alguma nesta vida.
Neste dia especial, uma oração breve, que sairá do coração de cada um aqui presente levará a Deus o nosso agradecimento pela vida de Tania. Agradeceremos a Ele confessando-Lhe – ainda que Ele saiba! – que todo o tempo dedicado à sua criação foi, para nós, presente também. Obrigada, Senhor!
E à Tania agradeceremos sobretudo pela parte que lhe coube de compor o que somos com a simples presença em nossas vidas. Direta ou indiretamente, cada um de nós que exerce o ofício de ser Educador e o faz em prol dos meninos e meninas indefesos de Cabo Frio traz consigo um pouco dela.  O futuro agradece a você. Muito obrigada por você existir, Tania Maria Gomes de Ávila.

2 comentários:

  1. Tive o incomensurável prazer de trabalhar ao lado dela durante uns dois anos, aproximadamente. Nesse tempo confesso ter aprendido muito.
    Concordo em gênero, número e grau tudo que você escreveu sobre ela.

    ResponderExcluir